Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 9

O vídeo do log de hoje é o registro do voo que realizei no dia 10 de Novembro. O relato de hoje encerra as informações das aulas teóricas, já que a última aula aconteceu no dia 6 de Novembro, o dia em que realizamos a prova final do curso teórico.

Pois é… depois de 22 aulas, realizamos a prova final do curso teórico. Este último dia de aula foi de nervosismo total, afinal, precisávamos passar a prova com 80% de acerto para então ganhar o endossamento e poder realizar a prova da FAA (Federal Aviation Administration), que equivale à prova da ANAC realizada no Brasil.

Depois de quase duas horas fazendo a prova, veio o momento de suspense enquanto a mesma era corrigida pelo instrutor. Enquanto eu guardava meu material, o instrutor olhou pra mim e perguntou: “O que aconteceu?”

Acho que eu não falei nada… não me lembro ao certo… mas fui até a mesa dele pra olhar o resultado: tinha passado na prova! Ufa!

Então naquela noite recebi o certificado de conclusão do curso e também o endossamento para realizar a prova da FAA. O endossamento que ganhamos vale somente para 30 dias. Se o aluno não realiza a prova dentro dos 30 dias, um novo endossamento é necessário.

Agora com uma preocupação à menos, podia ir voar mais tranquilo! E foi exatamente o que eu fiz no dia 10 de Novembro, no vídeo que estou disponibilizando abaixo.

Neste dia fizemos uma revisão de coisas que já tínhamos feito antes, como as manobras com capuz (hood work), curvas de grande inclinação (steep turns), falha de motor (engine failure), e também começamos a fazer mais treinamentos de toques e arremetidas, já que a hora de voar solo vai se aproximando aos poucos.

No geral foi um treino bom, sempre aprendendo sobre os erros que ando cometendo durante os voos e tentando corrigir com as explicações e auxílio do meu paciente instrutor! Com o voo do vídeo de hoje, completo 10.2 horas de voo.

E hoje ficamos por aqui! Obrigado por acompanhar minha trajetória de piloto privado nos Estados Unidos e até o próximo log! Abraços e… voe alto!

00:00:00 – Introdução (Intro)
00:00:32 – Checklist Antes/Pós Acionamento de Motor (Pre/After Starting Engine Checklist)
00:03:40 – Checklist Pré-Táxi (Pre-Taxi Checklist)
00:08:30 – Táxi (Taxi)
00:13:55 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
00:17:55 – Decolagem (Take-Off)
00:21:40 – Subida (Climb)
00:28:24 – Manobras com Capuz (Hood Work)
00:36:30 – Curvas de Grande Inclinação (Steep Turns)
00:41:30 – Falha do Motor (Engine Failure)
00:46:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
00:54:00 – Toques e Arremetidas (Touch and Goes)
01:10:42 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
01:12:45 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
01:15:15 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
01:16:18 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
01:18:37 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)