Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 10

Depois de praticamente meio ano sem atualizar o blog, finalmente estou tirando um tempo para registrar o log número 10 desta jornada.

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas para as pessoas que estavam acompanhando o blog e ficaram sem receber as atualizações das minhas aulas. Estive envolvido com diversas atividades, muitas delas relacionadas à aviação, que acabei deixando de lado a edição dos vídeos e os relatórios aqui para o blog. Foi mal aí, galera!

Mas agora voltando ao assunto que interessa! O meu último post relatou o final das aulas teóricas e o voo que realizei no dia 10 de Novembro. O vídeo que acompanha o log de hoje foi do voo que fiz no dia 24 de Novembro de 2012, quando completei 1.2 horas de voo, totalizando 11.4 horas de voo até então.

Uma pequena observação: esqueci de ligar a câmera no início da aula! Só percebi que a câmera estava desligada depois da decolagem quando já estávamos próximos de uma das áreas de treino que usamos.

O treinamento deste dia foi o seguinte:

– Giros ao Redor de Marco – Para esta manobra, estabelecemos o voo na altura de 1.000 pés (aproximadamente 305 metros), escolhemos um marco de referência no solo e então fazemos um giro de 360 graus ao redor do marco de referência. Durante o giro, devemos observar a altura, sendo que não se deve perder ou ganhar mais do que 100 pés (aproximadamente 30 metros) de altura durante a manobra.

– Circuito Retangular – Da mesma maneira que a manobra anterior, escolhemos uma área de referência no solo que seja retangular, para então iniciar um circuito de tráfego, estando numa altura de 1.000 pés. O início desta manobra deve simular a entrada no circuito do aeroporto, ou seja, entrando com um ângulo de 45 graus para a perna do vento, virar para a esquerda na perna base, virar para a esquerda na perna contra o vento, virar para a esquerda na perna de través, e então novamente virar para a esquerda na perna do vento, fechando o circuito. Da mesma forma que a manobra anterior, não se deve perder ou ganhar mais do que 100 pés de altura.

– Toques e Arremetidas – Toques e arremetidas passam a fazer parte de praticamente todos os treinamentos daqui para frente. Obviamente, este treinamento ensina e faz o aluno praticar pousos e decolagens, mas um dos objetivos principais deste treinamento é preparar o aluno piloto para o voo solo. Os pousos continuam sendo um grande desafio nos meus treinamentos! Muito aperfeiçoamento é necessário ainda!

Sem mais para hoje, termino este log com o vídeo da aula. Novamente, obrigado por acompanhar minha trajetória de piloto privado nos Estados Unidos e até o próximo log!

Voe alto!

00:00:00 – Introdução (Intro)
00:00:32 – Giros ao Redor de Marco (Turns Around a Point)
00:08:00 – Circuito Retangular (Rectangular Course)
00:14:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
00:25:40 – Toques e Arremetidas (Touch and Goes)
00:40:20 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
00:42:00 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
00:44:00 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
00:45:20 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
00:47:50 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)

Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 9

O vídeo do log de hoje é o registro do voo que realizei no dia 10 de Novembro. O relato de hoje encerra as informações das aulas teóricas, já que a última aula aconteceu no dia 6 de Novembro, o dia em que realizamos a prova final do curso teórico.

Pois é… depois de 22 aulas, realizamos a prova final do curso teórico. Este último dia de aula foi de nervosismo total, afinal, precisávamos passar a prova com 80% de acerto para então ganhar o endossamento e poder realizar a prova da FAA (Federal Aviation Administration), que equivale à prova da ANAC realizada no Brasil.

Depois de quase duas horas fazendo a prova, veio o momento de suspense enquanto a mesma era corrigida pelo instrutor. Enquanto eu guardava meu material, o instrutor olhou pra mim e perguntou: “O que aconteceu?”

Acho que eu não falei nada… não me lembro ao certo… mas fui até a mesa dele pra olhar o resultado: tinha passado na prova! Ufa!

Então naquela noite recebi o certificado de conclusão do curso e também o endossamento para realizar a prova da FAA. O endossamento que ganhamos vale somente para 30 dias. Se o aluno não realiza a prova dentro dos 30 dias, um novo endossamento é necessário.

Agora com uma preocupação à menos, podia ir voar mais tranquilo! E foi exatamente o que eu fiz no dia 10 de Novembro, no vídeo que estou disponibilizando abaixo.

Neste dia fizemos uma revisão de coisas que já tínhamos feito antes, como as manobras com capuz (hood work), curvas de grande inclinação (steep turns), falha de motor (engine failure), e também começamos a fazer mais treinamentos de toques e arremetidas, já que a hora de voar solo vai se aproximando aos poucos.

No geral foi um treino bom, sempre aprendendo sobre os erros que ando cometendo durante os voos e tentando corrigir com as explicações e auxílio do meu paciente instrutor! Com o voo do vídeo de hoje, completo 10.2 horas de voo.

E hoje ficamos por aqui! Obrigado por acompanhar minha trajetória de piloto privado nos Estados Unidos e até o próximo log! Abraços e… voe alto!

00:00:00 – Introdução (Intro)
00:00:32 – Checklist Antes/Pós Acionamento de Motor (Pre/After Starting Engine Checklist)
00:03:40 – Checklist Pré-Táxi (Pre-Taxi Checklist)
00:08:30 – Táxi (Taxi)
00:13:55 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
00:17:55 – Decolagem (Take-Off)
00:21:40 – Subida (Climb)
00:28:24 – Manobras com Capuz (Hood Work)
00:36:30 – Curvas de Grande Inclinação (Steep Turns)
00:41:30 – Falha do Motor (Engine Failure)
00:46:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
00:54:00 – Toques e Arremetidas (Touch and Goes)
01:10:42 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
01:12:45 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
01:15:15 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
01:16:18 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
01:18:37 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)

Boas Festas!

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Boas Festas – TheCockpitSeat.com

Site , ,

Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 8

No último log, resolvi pular os registros das aulas teóricas e passei direto para a publicação do vídeo, já que estava (e continuo) atrasado com as publicações. No Private Pilot Log de hoje, farei um resumo dos acontecimentos até o dia 3 de Novembro, dia em que voei no vídeo publicado neste post (abaixo).

Como havia comentado em posts anteriores, eu perdi duas aulas teóricas devido às férias que tinha programado. No retorno, resolvi fazer uma sessão particular com o meu instrutor para revisar o conteúdo que perdi. Esta sessão foi muito boa porque tive a oportunidade de tirar todas as dúvidas que eu tinha sobre o conteúdo de cálculos aeronáuticos e desempenho de aeronaves.

Antes de realizarmos a terceira prova teórica do curso, estudamos os capítulos de fatores humanos e voos de longa distância (cross country). Com todos os capítulos devidamente explicados, passamos para a prova. Acho que a aula particular ajudou bastante, pois finalmente consegui passar uma prova na primeira tentativa!

Na aula seguinte, fizemos uma revisão geral de todo o conteúdo, já que no próximo encontro seria a nossa prova final. Nesta, teríamos que passar com 80% de acerto, requisito mínimo para receber o certificado de conclusão do curso teórico e também o endossamento para a realização da prova oficial escrita do FAA (equivalente à prova da ANAC no Brasil).

Isto resume os acontecimentos das aulas teóricas até o momento do vídeo das aulas práticas que estou publicando hoje. Este voo aconteceu no dia 3 de Novembro e introduziu no treinamento as decolagens e pousos com vento cruzado (crosswind take-off and landings), além das manobras e procedimentos já praticados nos voos anteriores.

Ao iniciar o voo, realizei a decolagem com vento cruzado e então permanecemos no circuito para que o instrutor demonstrasse as técnicas de pouso com vento cruzado. Fizemos toque e arremetida e ficamos no circuito novamente para que eu realizasse o próximo pouso nestas condições. Ao levantarmos voos novamente, fomos para a área de treinamento onde revisamos curvas em S e falha de motor. Retornamos para o aeroporto e encerramos as atividades do dia.

Para a minha tristeza, não notei que havia esquecido de conectar o cabo de áudio na câmera no início do voo. Só percebi quando comecei a desmontar o equipamento, mas daí já era tarde demais! Além disto, me esqueci de alterar a configuração da câmera para alta resolução. O resultado? Bem… o vídeo de hoje terá o áudio natural da cabine do avião e qualidade visual um pouco comprometida! O lado positivo é que minha voz não estará estorvando os seus ouvidos enquanto vocês escutam o lindo som do motor do avião.

Por hoje é só! Um abraço, obrigado por acompanhar minha trajetória e até o próximo log! Voe alto!

00:00:00 – Introdução (Intro)
00:00:30 – Checklist Antes/Pós Acionamento de Motor (Pre/After Starting Engine Checklist)
00:07:20 – Checklist Pré-Táxi (Pre-Taxi Checklist)
00:14:30 – Táxi (Taxi)
00:19:30 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
00:25:00 – Decolagem com Vento Cruzado (Crosswind Take-Off)
00:29:20 – Toques e Arremetidas com Vento Cruzado (Crosswind Touch and Goes)
00:39:00 – Subida (Climb)
00:44:00 – Curvas em S (S-Turns)
00:51:00 – Treinamento de Falha do Motor (Engine Failure Training)
00:55:30 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
01:05:00 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
01:07:33 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
01:09:10 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
01:10:36 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
01:13:12 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)

Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 7

Quando comecei as aulas para Piloto Privado de Avião não tinha noção de quanto eu estaria involvido com esta atividade. Ao contrário do que eu pensei, esta “brincadeira” de voar exige muito mais tempo e dedicação do que estava planejado. Isto não é nada ruim… mas este é um dos motivos pelos quais continuo atrasado nas publicações dos logs e vídeos.

No meu último post, relatei as aulas teóricas e publiquei o vídeo do voo que realizei no dia 14 de Outubro. Para dar uma agilizada nas publicações dos vídeos, hoje vou pular os relatos das aulas teóricas e vou passar direto para o vídeo do voo que realizei no dia 20 de Outubro, que segue abaixo.

Desde o início dos meus treinamentos até o dia 20 de Outubro, estou com 7.8 horas de voo registrados no meu Pilot Logbook. Eu tenho a impressão que já voei mais do que 7.8 horas, mas enquanto o dinheiro vai rápido quando a gente voa, as horas parecem se acumular em outro ritmo!

Mantendo este Private Pilot Log curtinho, segue abaixo o vídeo com o resumo das atividades realizadas no treino do dia 20 de Outubro.

Enquanto isto… um abraço, até o próximo log e… voe alto!

00:00:00 / 00:00:30 – Introdução (Intro)
00:00:30 / 00:04:40 – Checklist Antes/Pós Acionamento de Motor (Pre/After Starting Engine Checklist)
00:04:40 / 00:08:20 – Checklist Pré-Táxi (Pre-Taxi Checklist)
00:08:20 / 00:13:55 – Táxi (Taxi)
00:13:55 / 00:18:33 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
00:18:33 / 00:29:15 – Decolagem (Take-Off) e Subida (Climb)
00:29:15 / 00:30:30 – Treinamento de Fumaça e Incêncio (In Flight Smoke and Fire Training)
00:30:30 / 00:35:50 – Treinamento de Falha do Motor (Engine Failure Training)
00:35:50 / 00:59:00 – Manobras com Referenciais Terrestres (Ground Reference Maneuvers)
00:59:00 / 01:10:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
01:10:00 / 01:12:15 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
01:12:15 / 01:13:55 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
01:13:55 / 01:15:25 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
01:15:25 / 01:18:00 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
01:18:00 / 01:19:26 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)