Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 6

Depois de algumas semanas de atraso, finalmente uma atualização do meu Private Pilot Log. No último post, fiz a cobertura até o dia 23 de Setembro. Hoje, estarei revisando o que foi feito desde lá até o dia 14 de Outubro, quando realizei meu quinto voo de treinamento, cujo vídeo segue abaixo.

Mas espera aí! Cadê o vídeo do quarto voo? A resposta pra esta pergunta é muito triste! No dia que realizei o meu quarto voo de treinamento, estava com o equipamento de vídeo montado e em ordem. O problema é que me esqueci de ativar a gravação quando a aula começou! E o pior de tudo: neste dia realizei o meu primeiro pouso! Exato! Dá vontade de chorar, não dá? Aparentemente, meu instrutor ficou mais chateado do que eu. Ele tinha ficado tão satisfeito com o meu primeiro pouso que praticamente não aceitava que eu havia perdido o registro dele! Mas tudo bem! O vídeo do log de hoje vai mostrar meu segundo pouso que, obviamente, não foi bom como o primeiro.

Começando a revisão dos acontecimentos em relação às aulas teóricas, tivemos uma aula onde continuamos com os estudos de interpretação das informações meteorológicas. O professor nos trouxe vários relatórios meteorológicos e passamos uma aula inteira “traduzindo” estes relatórios.

Na aula seguinte, passamos a estudar as “FARs” (“Federal Aviation Regulations“, ou Regulamentos Federais de Aviação). O livro que contém estes regulamentos é a “bíblia” da aviação nos Estados Unidos. Para o piloto privado, apenas certas partes precisam ser estudadas, então tivemos um resumo dos pontos críticos das FARs, os quais não detalharei neste post.

Na aula seguinte tivemos a nossa segunda prova teórica. Toda a turma se deu mal na prova, de novo! Desta vez eu só não passei na prova por causa de uma questão. Então tive que revisar o conteúdo e refazer a prova, quando consegui 100% de acerto. Depois da prova, tivemos um dia que não tivemos aula porque era “Fall Break” (folga de outono para as escolas dos Estados Unidos).

Na semana seguinte, eu estava de férias e viagem programadas, então perdi duas aulas teóricas consecutivas. Como a lei de Murphy não falha, as aulas que perdi seriam umas das mais complicadas: Desempenho de Aeronaves. Sim, a aula onde o computador de voo é utilizado! Como não estava nestas aulas, não farei comentários sobre o assunto no log de hoje. Terei uma aula particular, ainda a ser definida, para revisar e entender melhor o conteúdo que perdi enquanto estava de férias.

Agora que já atualizei as informações até a parte teórica, vou falar dos acontecimentos das aulas práticas, que estão super legais. Como falei no início do log de hoje, realizei o meu primeiro pouso no dia 30 de Setembro. Naquele mesmo dia fizemos a primeira simulação de falha de motor (“engine failure“), além de curvas de grande inclinação (“steep turns“), voo planado (“slow flight“), estol (“stalls“) e manobras com capuz (“hood work“). Já no vídeo do voo que estou disponibilizando hoje, realizado no dia 14 de Outubro, treinamos voo planado (“slow flight”), estol (“stalls”), falha de motor (“engine failure”), manobras com capuz (“hood work”) e manobras com referenciais terrestres (“ground reference maneuvers”).

Por falar em vídeo, queria comentar também que a partir do vídeo de hoje, por solicitação do meu instrutor, estarei eliminando o áudio que contém as instruções dele durante o voo. Pensei em talvez colocar música nos vídeos, mas existem restrições de licenciamento de áudio, e muitas vezes o YouTube tira os vídeos do ar se existem problemas com vídeos e músicas não licenciadas nos mesmos. Para evitar estes tipos de problemas, resolvi manter o áudio do avião, apenas eliminando as instruções, como o instrutor me pediu. Gostaria de manter o áudio totalmente original, mas… tenho que respeitar o pedido dele, né?

No geral estou satisfeito com as aulas, mas tenho muita coisa pra melhorar e aprender ainda! Já estou fazendo mais comunicações no rádio, embora elas não estejam 100% corretas às vezes. O táxi da aeronave já está melhor, mas às vezes me atrapalho e começo a ir de um lado pro outro. Este era meu medo para as decolagens e pousos… mas até que não tive grandes problemas com isto, porém ainda posso melhorar.

Na decolagem deste vídeo, estive mais satisfeito com o fato de manter o avião alinhado com a pista durante a decolagem, e também fiquei satisfeito com as manobras com referenciais terrestres (voo em retângulo, voo ao redor de um ponto e voo em “S”). A imagem abaixo mostra os dados do GPS da minha câmera de vídeo durante o voo, quando realizamos estas manobras.

No retângulo, as linhas de dentro foram as demonstrações do instrutor para mim, a linha de fora do retângulo foi a minha execução da manobra. Saindo do retângulo, de norte para sul da imagem, o instrutor demonstra o as curvas em “S” e então eu executo a mesma manobra. Note que utilizamos uma estrada como referência para realizar as curvas em “S”. Então passamos para as voltas em torno de um ponto. No círculo, a linha de dentro é novamente o instrutor demonstrando a manobra e me passando dicas, e a linha de fora é a minha execução da manobra.

Uma curiosidade que o instrutor me falou durante o voo é que a maioria destas manobras que treinamos vem da área militar. Segundo ele, a volta em torno de um ponto, se realizada corretamente, por exemplo, permite que o atirador dentro do avião aponte para o alvo e mantenha a mira sem ter que fazer muitas correções.

Antes de realizar a decolagem neste vídeo, fiquei um pouco tenso ao escutar o avião da US Airways anunciando o taxi e ver que ele se aproximava atrás de mim para fazer a decolagem. Eu estava parado fazendo o checklist antes da decolagem (que demora alguns minutinhos para um aluno inexperiente como eu) e estava com receio deles terem que ficar esperando por mim. O instrutor disse pra não me preocupar e foi tudo tranquilo! Eles estavam taxiando bem devagar, e depois que eu levantei voo eles ficaram ainda cerca de cinco minutos em solo aguardando autorização pra decolar. Fiquei tenso à toa!

E por falar em tenso… como os treinamentos de falha de motor me deixam tenso! No vídeo de hoje fui responsável por realizar os procedimentos durante o treinamento de falha de motor. Fui pego de surpresa pelo instrutor, é claro! O instrutor disse que fiz uma escolha boa para o local de aterrisagem, mas falhei em direcionar o voo para o local enquanto fazia a leitura dos procedimentos de emergência e enquanto o instrutor me explicava os passos. E é por isso que a gente treina estas coisas! Terei muitos destes treinos pela frente…

Acho que o log de hoje resume bem os treinamentos até o dia 14 de Outubro. Espero em breve estar disponibilizando o vídeo do dia 20 de Outubro. Os vídeos estão demorando mais tempo para serem editados devido às modificações de áudio que preciso fazer… mas aguardem, eles virão!

Enquanto isto… um abraço, até o próximo log e… voe alto!

00:00:00 / 00:00:30 – Introdução (Intro)
00:00:30 / 00:01:45 – Checklist Antes/Pós Acionamento de Motor (Pre/After Starting Engine Checklist)
00:01:45 / 00:09:15 – Checklist Pré-Táxi (Pre-Taxi Checklist)
00:09:15 / 00:12:30 – Táxi (Taxi)
00:12:30 / 00:16:50 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
00:16:50 / 00:26:20 – Decolagem (Take-Off) e Subida (Climb)
00:26:20 / 00:34:00 – Manobras com Capuz (Hood Work)
00:34:00 / 00:37:25 – Estol (Stalls)
00:37:25 / 00:41:20 – Falha do Motor (Engine Failure)
00:41:20 / 01:03:28 – Manobras com Referenciais Terrestres (Ground Reference Maneuvers)
01:03:28 / 01:08:30 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
01:08:30 / 01:11:25 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
01:11:25 / 01:13:30 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
01:13:30 / 01:15:10 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
01:15:10 / 01:19:40 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
01:19:40 / 01:22:15 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)